LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
O Fim definitivo da dor no corpo apenas com as mãos!
Chamada de “remédio” do século 21, a Liberação Miofascial tem sido amplamente utilizada para eliminar dores em todas as partes do corpo com técnicas de massagem que utilizam apenas as mãos.
Sem contraindicação. Sem efeitos colaterais. Sem riscos de lesão.
São comuns relatos de pessoas que afirmam ter se livrado de dores crônicas, que as afetam durante anos logo após a primeira sessão dessa técnica revolucionária de alívio da dor!
Literalmente, essa técnica tira a sua dor com a mão!
Mas como isso é possível?
A liberação miofascial é uma técnica de terapia manual que visa tratar disfunções musculares e teciduais que podem causar dor e limitação de movimento.
Ela é baseada na teoria de que a tensão e as aderências nas fáscias (tecido conjuntivo que envolve os músculos e outros tecidos do corpo) podem causar compressão e restrição nos tecidos moles, incluindo músculos, tendões e ligamentos.
Resumindo a liberação miofascial é um tratamento que vai aliviar as dores e melhorar a mobilidade das articulações, relaxar e soltar os músculos trazendo de forma imediata esses benefícios.
Para que serve a liberação miofascial?
Esta técnica é especialmente útil para tratar dores musculares crônicas, como a síndrome da dor miofascial, tendinites, dores lombares, dor de cabeça tensional, torcicolo, epicondilite, bursite, fribromialgia, enfim quase todas a inflamações.
Ela pode ser realizada manualmente ou com o uso de ferramentas específicas, como rolos de espuma ou bola de tênis e deve ser aplicada por um profissional de saúde, como um fisioterapeuta ou profissional de educação física.
Como é a aplicação da Liberação miofascial?
O processo da aplicação da Liberação miofascial pode ser feita de várias maneiras, incluindo a compressão, alongamento, pressão direta e movimentos de fricção.
Cada uma das estratégias de uso deve ser definida pelo profissional e de acordo com o local, intensidade e tipo de dor.
O objetivo é melhorar circulação sanguínea e dar maior liberdade de movimento, aliviando a tensão e as aderências nas fáscias.
Como funciona a sessão de liberação miofascial?
Para realizar a liberação miofascial, o profissional avalia primeiro a região afetada e identifica as áreas mais tensas e com maior restrição de movimento.
Em seguida, o profissional aplica pressão suave e controlada na área afetada, utilizando as mãos, os dedos ou alguma ferramenta, com o objetivo de alongar e relaxar os tecidos miofasciais.
Para utilizar a liberação miofascial, é importante seguir as recomendações do profissional de saúde responsável.
Algumas pessoas podem sentir desconforto ou dor durante ou depois da sessão, mas esses sintomas geralmente são temporários e devem diminuir com o tempo.
É importante informar o profissional de saúde se houver qualquer desconforto ou dor durante a sessão.
Para utilizar a liberação miofascial de forma eficaz, é importante que o paciente esteja relaxado e respire profundamente durante o procedimento, recomendamos o uso de roupas confortáveis, por exemplo, roupas de ginástica.
O tratamento pode ser realizado em sessões individuais ou como parte de um plano de tratamento mais amplo, dependendo da gravidade dos sintomas e das necessidades do paciente.
Se você estiver interessado em saber mais sobre a liberação miofascial e como ela pode ser utilizada para aliviar dores musculares, melhorar a mobilidade, acabar com a suas dores e muito mais, convido você a falar com o especialista, entre em contato agora pelo WhatsApp!